domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sono Tranqüilo e Regular e Prática de Exercícios Regulares

Sono Tranqüilo e Regular


 O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa. Aqui vão alguns conselhos para preservar um bom sono.
  • Durma apenas o necessário para sentir-se recuperado. Muito tempo na cama interfere na qualidade do sono na noite seguinte.
  • Tenha horário regular para levantar sete dias por semana.
  • Não tome bebidas com cafeína à noite. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola (Coca e Pepsi) estimulam o sistema nervoso.
  • Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso e é prejudicial ao sono.
  • Não tome bebidas alcoólicas à noite. Pode prejudicar a respiração, estimular o ronco e sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.
  • Durma em ambiente escuro, silencioso, bem ventilado e com temperatura agradável.
  • Não durma com fome.
  • Não faça refeições pesadas até três horas antes de dormir. Prefira refeições leves à noite.
  • Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono. Procure uma atividade fora da cama e só retorne quando sentir novamente sono. 
  •  


 

 Prática regular de exercícios

Andar, falar, trabalhar e alimentar-se são atividades que exigem uma condição física normal do indivíduo. Entretanto, a maioria das pessoas sente-se cansada quando faz um exercício mais desgastante, como subir escadas, por exemplo.
Praticar esportes é um hábito saudável, que contribui para que o indivíduo adquira uma boa condição física, estando melhor preparado para atividades que requerem um esforço maior. Mas aí vai um toque: os especialistas recomendam que os esportes sejam praticados regularmente, em três ou mais dias na semana, durante pelo menos 30 minutos seguidos.
Outras vantagens da prática de esportes regular são:
  • trabalho mais eficiente de coração e pulmões;
  • fortalecimento dos músculos, que se tornam mais resistentes e ágeis;
  • aumento da capacidade vital;
  • prevenção da obesidade e do envelhecimento prematuro e
  • melhor condição psicológica, alegria de viver.
A boa condição física dá-nos mais disposição para o lazer, maior resistência contra doenças e maior rendimento nas tarefas diárias. O quadro abaixo, sobre prática de exercícios físicos, apresenta dados interessantes.
Prática de exercícios físicos: Nordeste e Sudeste - 1996/1997Apesar de vivermos num mundo moderno e dinâmico, é comum encontrar pessoas que levam uma vida sedentária, isto é, não praticam exercícios, têm alimentação inadequada e falta de disposição para as atividades físicas simples. O sedentarismo contribui para a obesidade, eleva os níveis de gordura no sangue e a pressão arterial.
Ao praticar exercícios, você estará diminuindo os riscos de doença. Mas lembre-se de que os exercícios devem ser praticados com moderação. É comum, sobretudo entre os jovens e atletas, a vontade de ter um corpo bem modelado e forte. E para isso às vezes eles recorrem ao uso de substâncias denominadas esteróides, que melhoram a força e o desempenho do corpo. Só que os efeitos colaterais são muito graves: agressividade, doenças cardíacas, disfunções sexuais, calvície, diminuição da expectativa de vida, entre outros.
E aí vai um dica final: não esqueça de consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, para saber qual a atividade mais adequada ao seu corpo e ao seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário